A doença se caracteriza pela perda auditiva devido ao envelhecimento.
Você tem tido dificuldades para escutar o que as pessoas falam? Ou fica irritadiço em ambientes com muito ruído? Se você já passou dos 50 anos é possível que esteja sendo acometido pela doença.
A Presbiacusia se configura pela perda auditiva devido ao envelhecimento. A capacidade da audição humana passa a diminuir a partir dos 50/60 anos, integrando o processo degenerativo comum ao desgaste do organismo.
Isso acontece pela morte de algumas células auditivas. A hereditariedade e exposição a ruídos intensos podem acelerar a perda da audição. Outros fatores que contribuem com o surgimento da surdez são diabetes, pressão alta, consumo de cigarros e álcool.
Como eu sei que estou perdendo audição?
Em geral os sintomas de surdez são muito semelhantes. No caso da Presbiacusia não é diferente:
- Zumbido;
- Dificuldade de entender a fala de outras pessoas;
- Dificuldade de conversar em ambientes com barulho intenso;
- Desconforto na presença de som alto;
- Compreende melhor os tons de vozes femininas dos que das masculinas.
O próprio paciente pode perceber os primeiros sinais, entretanto o mais comum é que estes sejam identificados pelas outras pessoas. Segundo a ABORL (Associação Brasileira de Otorrinolaringologia), o tempo médio que as pessoas levam para buscar um médico, após perceber os sintomas é de cerca de 7 anos.
Infelizmente essa demora em iniciar um tratamento, prejudica muito a recuperação do paciente, podendo levá-lo à surdez definitiva.
Tratamento e prevenção da Presbiacusia
Infelizmente não há como prevenir a perda auditiva em decorrência da idade avançada. Mas alguns hábitos podem ajudar a controlar o avanço da perda auditiva. Uma vida saudável, com uma alimentação equilibrada e livre de quaisquer tipos de drogas, além de evitar a exposição excessiva a ruídos (ou proteger-se quando não é possível evitar) são comportamentos que contribuem nesse processo.
Ainda, visitar um otorrino especialista em otologia periodicamente deve fazer parte do seu cotidiano quando você:
- Atinge os 50 anos de idade;
- Tem histórico de surdez na família;
- Está exposto a ruídos intensos.
Já as formas de tratar e recuperar a audição perdida são uma realidade na medicina. Após realizar uma ampla investigação e definir o diagnóstico, o otorrino pode indicar o tratamento mais adequado à condição de cada paciente. Os mais recomendados, devido à sua capacidade de melhorar a qualidade de vida das pessoas com surdez, são os aparelhos auditivos e o implante coclear.
Este conteúdo nos mostrou que após os 50 anos as pessoas podem começar a apresentar indícios de surdez. A perda auditiva, ainda, pode ser acelerada por fatores externos como exposição prolongada a ruídos intensos, fumo, consumos de álcool ou questões genéticas.
Dessa forma, a melhor maneira de evitar a perda total da audição é estar atento e procurar um especialista ao identificar os primeiros sinais. Principalmente porque há formas de recuperar a audição e garantir a qualidade de vida, o que dependem muito de um diagnóstico precoce.
Se você tem percebido algum(ns) dos sintomas mencionados neste post, consulte já com um otologista, o médico otorrino especialista na saúde dos ouvidos. Toque aqui e agende uma avaliação com o Dr. Maurício Noschang.