Os aparelhos auditivos implantáveis são próteses que amplificam o estímulo sonoro para reabilitação auditiva. Eles dividem-se em próteses de orelha média e próteses ancoradas no osso.
Próteses de Orelha Média
Estes dispositivos geralmente tem uma unidade interna implantável através de cirurgia e uma unidade externa semelhante à aparelhos convencionais. Esta unidade externa não necessita acoplar-se ao canal auditivo e conecta-se à unidade interna por magnetismo. Portanto estes equipamentos estão indicados para pessoas que não conseguiram adaptar-se aos aparelhos auditivos, como casos de infecções recorrentes.
Próteses Ancoradas no Osso
São aparelhos que conduzem o som através da vibração óssea do crânio. Por ser uma onda mecânica, a onda sonora propaga-se melhor no osso do que no ar. Estas próteses requerem uma cirurgia para implantação da unidade vibratória no osso. Após um período de osteointegração, uma unidade externa com microfone é conectada por pino ou por magnetismo para transmissão do som. As principais indicações são pacientes com perdas auditivas condutivas, malformações do canal do ouvido ou perda neurossensorial unilateral.