Quando se trata da saúde de nossa audição, o excesso pode não se caracterizar como algo positivo. Os sons e as vibrações a que estamos expostos, em nosso cotidiano, podem ser muito prejudiciais. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), ruídos acima de 50 decibéis já podem gerar danos à nossa estrutura auditiva.
Quando isso ocorre por tempo prolongado e em altas intensidades é possível que o quadro evolua até a perda auditiva. Tal problema pode ser observado em alguns profissionais sujeitos ao contato com barulhos muito altos em seu dia a dia.
Tripulações de voos, cantores, operadores de áudio, telefonistas, agentes de trânsito, motoristas de ambulância, engenheiros, dentistas, funileiros e operários estão entre os ofícios mais atingidos por esse transtorno. Em muitos casos, devido à perda acontecer de forma gradual, a surdez só é percebida em estágio já avançado. Além do uso de EPI´s (Equipamentos de Proteção Individual), nesse caso o protetor auricular, recomenda-se que as empresas se certifiquem da necessidade de consultas e exames periódicos para cada função.