Quando realizar uma avaliação audiológica?

Especialistas recomendam que uma avaliação auditiva deve ser feita logo após o nascimento.

O Conselho Federal de Fonoaudiologia recomenda que o Teste da Orelhinha, seja realizado ainda na maternidade. O exame é indolor e não tem contraindicação.

A resposta é bem simples: logo ao nascer! O Teste da Orelhinha é uma avaliação obrigatória, realizada na ocasião do nascimento. Esse exame é capaz de diagnosticar problemas de audição, viabilizando uma intervenção precoce, o que resultará em diversos benefícios à qualidade de vida da criança.

De acordo com o Dr. Maurício Noschang, “após o teste da orelhinha ao nascer, é importante também realizar avaliações auditivas no início do período escolar e após os 60 anos. Além disso, é fundamental buscar assistência especializada toda vez que sentir alteração na audição”.

Pessoas nascidas antes de 2010, quando a Triagem Auditiva Neonatal se tornou obrigatória, devem procurar um médico otorrinolaringologista especialista em otologia, a área que trata da saúde dos ouvidos. Isso pode ser feito em qualquer idade e quanto antes melhor. Nessa consulta, o médico poderá avaliar as condições auditivas do paciente, bem como investigar o histórico familiar, antecipando-se a possíveis problemas que possam surgir.

Ao ser examinado pelo otologista, caso apresente sinais de perda auditiva, o paciente será encaminhado à realização de exames. Os mais conhecidos nesse contexto são a audiometria e a imitanciometria, mas o médico poderá solicitar outros, a fim de complementar o diagnóstico.

Muitas são as doenças audiológicas que, identificadas precocemente, podem ser curadas ou tratadas para estagnar seu desenvolvimento. Com isso, é possível evitar a surdez em diversos quadros, bem como promover a saúde da sua audição. Se você ainda não fez sua avaliação auditiva, comece o ano novo cuidando bem dos seus ouvidos! Toque aqui e agende sua consulta com o Dr. Maurício Noschang, otologista, formado na UFGRS e especialista pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre.