O problema tem tratamento, mas pode deixar sequelas irreversíveis.
A ruptura da membrana timpânica é uma das causas de perda auditiva e pode ser provocada pela pressão externa, em voos e mergulhos, bem como com um simples beijo próximo à região do ouvido.
Você certamente já ouviu falar sobre perfuração timpânica e que isso pode deixar a pessoa surda. Contudo, há muitas informações sobre o problema que são mitos, e este post visa justamente esclarecer o que é verdade sobre as consequências de romper o tímpano e o que não é. Espero que você tenha uma boa leitura!
Perfuração timpânica é a abertura de um orifício no tímpano, membrana que fica na profundidade do canal do ouvido e possui qualidades vibratórias especiais. Isso pode ocorrer devido a traumas e infecções. Conheça os principais mitos sobre o problema:
O tímpano pode ser perfurado durante um voo de avião ou mergulho: VERDADE
Isso se dá por causa do chamado barotrauma, que é uma diferença de pressão no ouvido em relação ao meio externo. Ou seja, a pressão externa pode ocasionar a perfuração timpânica.
Colocar óleo quente no ouvido pode curar o trauma: MITO
Nenhum remédio caseiro jamais deve ser utilizado dentro do ouvido. Ao identificar quaisquer sintomas, um Otologista deve ser consultado, evitando agravar o problema, bem como tratá-lo imediatamente.
Um beijo pode causar perfuração timpânica: VERDADE
Isso pode acontecer pelo mesmo motivo das viagens de avião e mergulhos, ou seja, devido à pressão externa.
Perfuração timpânica tem cura: VERDADE
Na maioria dos casos, a membrana cicatriza espontaneamente.
O tratamento da perfuração timpânica sempre é cirúrgico: MITO
Como vimos na questão anterior, na maioria dos casos, a cicatrização acontece de forma natural, ou seja, sem a necessidade de intervenção cirúrgica. Situações mais graves podem requerer tratamento cirúrgico, a timpanoplastia.
Usar cotonetes e outros objetos pontiagudos no ouvido pode perfurar o tímpano: VERDADE
A manipulação indevida de hastes flexíveis pode sim provocar danos à membrana timpânica.
A ruptura do tímpano pode causar surdez: VERDADE
Esse é um dos casos de perda auditiva, a qual quase sempre é reversível
Como vimos, o tímpano é uma membrana sensível, que pode se romper até mesmo com um beijo muito forte próximo ao ouvido. Vimos também que os danos causados a ela podem desencadear problemas irreversíveis, como a surdez.
Dessa forma, fica o alerta para que, após sofrer algum tipo de trauma próximo à região do ouvido, observar perda auditiva, dor, sangramento e/ou secreção, busque imediatamente atendimento médico. O problema tem tratamento, mas é preciso um diagnóstico precoce.
Por fim, lembre-se de jamais se automedicar, tão pouco utilizando receitas caseiras sem indicação ou comprovação científica.