
Microtia ou malformação do ouvido é uma doença que afeta milhares de pessoas.
São vários tipos de deformidades presentes na microtia, elas diversificam entre pequenas modificações na orelha externa, ausência das estruturas normais dentro do ouvido e até inexistência da orelha externa.
Deformidades congênitas afetam 1 a cada 20.000 indivíduos, essas anomalias são denominadas como malformação da orelha ou microtia. Elas diversificam entre pequenas modificações na orelha externa, ausência das estruturas normais dentro do ouvido e até inexistência da orelha externa.
São muitas as variações possíveis dentro desta doença. É provado que o conduto auditivo externo está presente em 50% dos portadores de microtia, porém, apenas 25% dos pacientes possuem algum distúrbio na audição.
A grande pergunta é: Por que essa malformação ocorre?
E a resposta é indefinida até hoje, pode ocorrer por influências externas durante a gravidez ou por genética, mas surpreendentemente, grande parte dos casos ocorrem por acaso.
Tratamento e Diagnóstico
Para diagnosticar a doença são recomendados exames de tomografia de crânio e de face, a audiometria também pode favorecer a avaliação de anomalias estruturais associadas à malformação do ouvido. O médico otorrinolaringologista é o especialista para pedir os exames.
Os tratamentos geralmente são cirúrgicos e requerem avaliação especializada.