Drenos nos ouvidos: quando são necessários?

Tubos de ventilação servem para drenar o líquido ou catarro presente na parte de trás do tímpano.

Em geral, indica-se a colocação dos drenos em casos de otites de repetição, bem como catarro persistente, que prejudica a audição. A avaliação do procedimento é responsabilidade do Otorrino, que fará a prescrição do mesmo.

Também conhecidos como “tubos de ventilação”, os drenos são pequenos cilindros inseridos cirurgicamente no tímpano. A função desse tubo de silicone é permitir a ventilação do ouvido médio, a fim de evitar o acúmulo de fluidos e prevenir as otites de repetição.

A inserção é feita através de um procedimento simples, rápido e minimamente invasivo, por meio de um endoscópio ou microscópio. Na ocasião, é realizada uma pequena incisão na membrana timpânica, por onde é aspirado todo o catarro acumulado na região. Após, é inserido o dreno, permitindo ao ouvido “respirar”, o que é essencial ao bom funcionamento do ouvido.

Mas quando é indicada a colocação dos tubos de ventilação?

Assim como qualquer procedimento cirúrgico, por menos invasivo que seja, a colocação dos drenos não é indicada a qualquer paciente que apresenta algum quadro de inflamação nos ouvidos. Alguns critérios avaliados pelo Otorrino serão levantados para que se faça a prescrição:

Otites de repetição (três ou mais episódios em cerca de seis meses);
Otite Média com efusão (presença de líquido por mais de três meses, sem sinais de infecção aguda);
Catarro causando perda auditiva, mesmo sem sintomas como dor, febre e outros desconfortos.

Os resultados da colocação dos tubos de ventilação costumam ser muito eficazes, além de praticamente imediatos. Tão logo os drenos são inseridos, o paciente tende a sentir melhora significativa, sobretudo na qualidade da audição e a qualidade de vida de modo geral.

O pós-cirúrgico envolve orientações simples, mas que devem ser seguidas corretamente para a boa recuperação e sucesso da cirurgia. Por fim, vale ressaltar que é comum o dreno cair sozinho, não gerando maiores complicações