Dr. Maurício Noschang marca presença no evento Standard of Care, em Denver/EUA.

Evento foi a terceira e última etapa das discussões em prol da construção do documento “Consenso Latino-Americano sobre o manejo de pacientes com perda auditiva e o papel do Implante Coclear”.

O documento, que conta com o nome do Dr. Maurício como um dos autores, aborda as melhores práticas de avaliação do pré e pós-operatório, além das conduções durante a cirurgia de Implante Coclear dos pacientes da América Latina.

Na última semana, nos dias 19 e 20 de fevereiro, aconteceu em Denver, no Colorado/EUA, o evento Standard of Care. Exclusivo para os Otorrinos especialistas em Implante Coclear, o Simpósio que aconteceu em três etapas, reuniu renomados Otologistas da América Latina, com o objetivo de desenvolver um padrão no tratamento de pacientes com surdez bilateral total, com indicação de uso do IC, nessa região.

O Dr. Maurício foi um dos cinco Médicos porto-alegrenses convidados a integrar as discussões para a construção de um documento com as melhores práticas de avaliação do pré e pós-operatório, além das conduções durante a cirurgia de Implante Coclear. A primeira etapa do evento se deu no ano passado, no Chile, e a segunda, por via online, para as quais o Otologista também fora convidado, além de ter seu nome entre os autores do “Consenso Latino-Americano sobre o manejo de pacientes com perda auditiva e o papel do Implante Coclear”.

O que é o Implante Coclear e como ele funciona?

Implante Coclear é um dispositivo implantável cirurgicamente dentro da orelha interna, na cóclea, para estimular o nervo auditivo, relacionado a uma parte externa (processador de som) que capta os sons do ambiente e os converte em sinais digitais, enviando-os à parte interna através de um transmissor. Esse recurso é indicado a pacientes com surdez bilateral total, que não obtiveram resultados com o aparelho auditivo.

A importância da padronização do manejo desses pacientes ajuda a garantir que todos recebam um atendimento consistente e de alta qualidade, independentemente de onde estejam sendo tratados, em busca dos melhores resultados. Além disso, estabelecer políticas também visa fornecer informações claras e compreensíveis para os pacientes e suas famílias sobre o que esperar durante todo o processo, desde a avaliação até a reabilitação. Nas horas vagas, o Dr. Maurício aproveitou a estada no Colorado, para conhecer mais da região e visitou importantes pontos turísticos, como o Parque Nacional das Montanhas Rochosas, além de rever e encontrar colegas e amigos da área.