Hoje celebramos o Dia Mundial de Combate ao Fumo, data que visa conscientizar a população sobre esse vício, que é um dos maiores causadores de problemas respiratórios e alguns tumores.
Em uma época de pandemia, ainda, é importante ressaltar que o tabagismo é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de quadros graves da Covid-19. Pesquisas do INCA (Instituto Nacional do Câncer) apontam que o risco de agravamento da doença é 14 vezes maior em fumantes.
Atualmente o câncer de pulmão é a maior causa de morte por câncer, em homens, e 90% desses casos são originados pelo cigarro. A boca também é afetada pelo hábito de fumar, podendo causar tumor, gerando mau hálito, além das distorções nas papilas gustativas, responsáveis por sentirmos o sabor dos alimentos. Quanto ao pulmão, a fumaça abala a estrutura do órgão, sendo um dos mais afetados. O estômago, o cérebro e o coração também são diretamente acometidos.
Um simples hábito é capaz de prejudicar toda a sua saúde. Conscientize-se e busque ajuda, somente abandonando o tabagismo é possível ter uma vida mais saudável!