O dia 27 de julho foi o escolhido como o Dia Mundial de Conscientização e Enfrentamento ao Câncer de Cabeça e Pescoço. Os tumores de cabeça e pescoço ocupam o quinto lugar dos mais recorrentes e precisam ser diagnosticados cedo.
Sintomas
O problema, que é mais recorrente em homens, tem como sintomas o surgimento de nódulos ou caroços no pescoço, feridas na boca que não curam, dificuldades ao respirar ou engolir, alterações na voz e rouquidão são frequentes. Avaliações regulares são importantes, já que boa parte dos cânceres de cabeça e pescoço se manifestam de forma silenciosa.
Tratamento
O tratamento é realizado em parceria com diversas especialidades médicas e pode necessitar de cirurgia, radioterapia, quimioterapia e imunoterapia. O ideal é que a doença seja descoberta antes de sua metástase, aumentando as chances de recuperação. As tecnologias atuais permitem uma menor quantidade de efeitos colaterais e melhores resultados.
Sempre importante lembrar que a prevenção é o melhor remédio. Por isso, mantenha hábitos saudáveis, evite fumar e ingerir bebidas alcoólicas e consulte regularmente seu médico.