Hoje, dia 15 de outubro, é comemorado o Dia Mundial da Lavagem das Mãos.
Com o início da pandemia do novo coronavírus (COVID-19), a lavagem das mãos se tornou um assunto em evidência, e a prática mais comum.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o tempo correto para a lavagem das mãos é de 40 a 60 segundos com água e sabão.
Por esse motivo, precisamos ter muita atenção a esse hábito, pois além do coronavírus, outras doenças podem ser transmitidas pelas mãos, como gripes, resfriados e viroses.
Devemos manter as nossas mãos limpas com frequência, mas em algumas situações vale ficarmos mais atentos, como, por exemplo, ao cuidar de bebês, lidar com idosos, ter contato com animais, lixos e principalmente no manuseio de alimentos.
Muitas vezes as nossas mãos se tornam porta de entrada para doenças em nosso organismo. Vamos nos dedicar e não permitir que isso aconteça por falta de um simples cuidado.
E como devo lavar as mãos?
É muito simples: molhe as mãos com água, aplique na palma da mão uma pequena quantidade de sabonete, ou esfregue no sabonete em barra, ensaboe as palmas das mãos friccionando-as, inclusive entre os dedos e sob as unhas.
Enxague bem com água limpa e corrente, posicionando o braço para cima e ponta dos dedos para baixo, para que todos os resíduos saiam junto com o sabão. Por fim, seque as mãos com papel toalha, jato de ar ou toalha limpa. Ao fechar a torneira, utilize o cotovelo ou antebraço.
Pronto. Agora as suas mãos estão limpas!