Dia mundial contra o câncer e o combate aos tumores de ouvido

Tumores de ouvido, que podem ser silenciosos, também podem ser confundidos com problemas mais simples e, por isso, subestimados.

Embora não estejam entre os cânceres que mais matam, os tumores de ouvido requerem atenção, já que costumam ter um diagnóstico tardio.

O dia 4 de fevereiro marca o combate a todos os tipos de tumores em todo o mundo. A iniciativa é organizada pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS) e tem o objetivo de conscientizar e promover educação sobre a doença, bem como incitar os governos a desenvolverem políticas de controle do câncer.

No que toca a minha área, busco sempre alertar os pacientes sobre os cuidados com os ouvidos, sobretudo atentando às possibilidades de um diagnóstico e tratamento precoces. Os tumores de ouvido são relativamente raros e em sua maioria, benignos. O que é uma excelente notícia. Contudo, seu tratamento pode ser bastante complicado e, em geral, cirúrgico.

De acordo com o Dr. Maurício Noschang, “os tumores do ouvido costumam ter o diagnóstico tardio. Muitas vezes eles não apresentam muitos sintomas ou podem ser subestimados”.

Nesse caso, é desaconselhado aos pacientes negligenciar sintomas, que embora pareçam triviais, sejam permanentes. Sobre isso, otologista complementa: “Na presença de otites que não melhoram, dor no ouvido, perda auditiva unilateral ou sensação de pulsação no ouvido busque atendimento especializado”.

O mês de fevereiro nos mostra a importância de combater a desinformação, de alertar sobre sinais e de buscar atendimento médico especializado sempre que houver a suspeita de alguma doença.