Data celebra as conquistas e direitos dos trabalhadores.
A promoção da segurança e saúde no ambiente profissional também deve ser comemorada. Mas, antes de tudo, cobrada e respeitada. Visando a prevenção da PAIR (ou Surdez Ocupacional), é essencial atender aos requisitos de tempo de exposição aos ruídos e uso do protetor auricular.
O Dia do Trabalho (ou do Trabalhador) é uma data comemorada em várias partes do mundo. No Brasil, ela acontece hoje, dia 1º de maio. O intuito desse dia é, sim, celebrar as conquistas dos trabalhadores ao longo da história, incluindo direitos e benefícios. Contudo, não há como falar em progressos nesse campo, sem pensarmos em saúde e segurança dos profissionais, independente da área em que atuam. Por isso, a Consolidação das Leis de Trabalho prevê uma série de determinações que devem ser atendidas visando melhores condições no ambiente de trabalho.
Além de cargas horárias adequadas, com turnos de lazer e descanso, bem como os cuidados com a higiene, promoção de uma alimentação digna e outros fatores que contribuem para a qualidade de vida, o uso de EPIs (equipamentos de proteção individual) são dispostos na lei, com o objetivo de proteger a saúde e a segurança dos trabalhadores, enquanto desempenham suas funções laborais. Segundo a CLT, “a empresa é obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente, equipamento de proteção individual adequado ao risco e em perfeito estado de conservação e funcionamento, sempre que as medidas de ordem geral não ofereçam completa proteção contra os riscos de acidentes e danos à saúde dos empregados”.
No que tange à saúde auditiva, há diversas funções que obrigam o emprego do protetor auricular, o EPI que previne perda auditiva resultante da exposição contínua a ruídos intensos. A Surdez Ocupacional ou Perda Auditiva Induzida pelo Ruído (PAIR) é responsável por cerca de metade dos casos de perda da audição no Brasil, correspondendo também à metade dos casos de doenças profissionais registradas no país. Dentre as funções em cujo uso desse equipamento é obrigatório, destacam-se:
- Trabalhadores da construção civil
- Trabalhadores de indústrias
- Trabalhadores de portos e aeroportos
- Trabalhadores de oficinas
Mas não é só isso que ajuda a evitar a PAIR. Também é preciso estar atento ao tempo de exposição a ruídos intensos e intermitentes, como é o caso de telefonistas e operadores de telemarketing, por exemplo. Como esses trabalhadores passam muitas horas em ligações telefônicas, estão expostos a ruídos intermitentes. Dessa forma, são indicadas pausas e cargas horárias diárias reduzidas. Como vimos, este é um dia para celebrarmos as conquistas dos trabalhadores e os avanços no ambiente profissional. Que seja também um dia para refletirmos sobre a promoção da saúde dos funcionários.