A surdez é uma doença que provoca problemas sociais e psicológicos.
Libras é a língua de sinais que visa a inclusão de pessoas com deficiência auditiva e deve ser difundida com o propósito de acolher os surdos e contornar as dificuldades que a sociedade lhe impõe.
Os dias 23 e 24 de abril são dedicados à Língua Brasileira de Sinais e seu ensino aos deficientes auditivos, bem como à sociedade, para fins de inclusão dessas pessoas. A surdez é um problema que provoca imensas diferenças sociais e, por isso, ações que visem minimizar essas desigualdades são essenciais.
Além das dificuldades sociais, há muitas questões psicológicas envolvidas. Isso, porque uma pessoa que não escuta bem, pode ter a tendência de se afastar e não interagir, o que por consequência traz problemas emocionais.
Por isso, essas datas são de grande relevância, pela busca pela integração dos surdos no ambiente escolar, corporativo e na sociedade de forma geral. Além disso, essas campanhas visam tornar obrigatório o ensino das libras no componente curricular.
Embora grande parte das doenças que causam perda auditiva tenham tratamento, quando ela se torna inevitável, o paciente precisa se sentir acolhido. Dessa forma, cabe a todos contribuirmos de alguma maneira para tornar essa inclusão viável.
Você tem feito a sua parte para ajudar a incluir os deficientes auditivos à sua volta? Conta pra mim aqui nos comentários.