Todo o ano, com a proximidade do inverno, é lançada a campanha de vacinação contra a gripe (Influenza, H1N1 e outros vírus que causam gripes). Neste ano, devido à pandemia ocasionada pelo novo coronavírus, a data foi ANTECIPADA, visando a prevenção dessas doenças, que poderiam gerar um aumento da busca por atendimento nas emergências hospitalares, impactando no atendimento aos pacientes com suspeita/confirmação do COVID-19, bem como a sua propagação.
Assim, a campanha terá início na próxima segunda-feira, dia 23/03/2020. Entenda quem são os grupos prioritários para receber a vacina e como irá funcionar a campanha:
Os primeiros a serem vacinados serão os idosos e profissionais da área da saúde, devido a serem os grupos de maior risco em relação ao Covid 19. O primeiro grupo, inclusive, poderá se vacinar em farmácias. A partir de 16 de abril, a campanha se amplia para professores, profissionais das forças de segurança e salvamento e pacientes com doenças crônicas (hipertensão, diabetes, asma,…) e imunodeficientes.
Por fim, no dia 9 de maio a vacinação passa a ser oferecida às crianças de 6 meses a 6 anos incompletos, pessoas entre 55 e 60 anos, indígenas, gestantes e puérperas. É também nessa data que ocorre o Dia D, focado em atender a todo o público alvo da campanha.
É muito importante lembrar que essa vacina NÃO protege contra o Coronavírus, mas ela é FUNDAMENTAL para evitar que outras doenças respiratórias ocasionem uma sobrecarga no sistema de saúde, piorando o cenário atual. A prevenção e seguir todos os cuidados que estão sendo orientados pelos órgãos de saúde, são a melhor forma de evitarmos que essa pandemia afete ainda mais o nosso cotidiano e nos permita salvar as vidas de quem amamos.
Se você se enquadra nos grupos de risco, não deixe de procurar um posto de saúde para se vacinar, lembrando de todos os cuidados relacionados à realidade atual: mantenha distância de pelo menos 1 metro de outras pessoas, faça a higienização das mãos, utilize álcool gel e evite aglomerações. Previna-se!