Diabetes e perda auditiva: entenda essa relação

A perda auditiva é uma das tantas consequências negativas que o Diabetes traz à saúde e à qualidade de vida.

Você sabia que diabéticos têm mais chances de desenvolver surdez do que pessoas saudáveis? Isso se deve aos danos que a doença pode provocar em importantes estruturas do ouvido, prejudicando a capacidade de ouvir.

Ainda que não houvesse nenhuma relação, o Diabetes já é um problema por si só. Contudo, essa é uma doença que causa uma série de outras complicações, inclusive a perda auditiva. Os diabéticos têm mais chances de desenvolver perda auditiva, quando comparados a pessoas saudáveis. Isso acontece, porque o Diabetes pode comprometer importantes estruturas do ouvido, como vasos sanguíneos e nervos, prejudicando a audição.

Cabe ressaltar que, nos pacientes com Diabetes tipo 2, a frequência de problemas auditivos é maior e a surdez pode se agravar progressivamente. Por isso, ainda que não haja sinal de perda auditiva, é preciso estar atento aos sintomas, bem como atuar preventivamente, mantendo o Diabetes controlado.

Por fim, é válido salientar que a doença também pode causar inflamações crônicas, as otites de repetição, que causam danos às células sensoriais do ouvido; bem como distúrbios vestibulares e a síndrome de Ménière, que afetam o equilíbrio; além de consequências mais graves, como a otite externa maligna, que pode deixar sequelas. Dessa forma, manter os níveis de açúcar no sangue equilibrados, pode ajudar a controlar a progressão da surdez, evitando a perda auditiva severa. Ainda, é recomendado o acompanhamento regular com o Otologista, a fim de avaliar a evolução do quadro.

O Dia Nacional Contra o Diabetes foi instituído com o objetivo de alertar a população sobre todos os riscos a que os pacientes estão expostos, por não prevenir a doença e as consequências de não mantê-la controlada. Cuide da sua saúde e cuide dos seus ouvidos, eles possibilitam um dos mais importantes sentidos da vida: a audição.