Qual a importância do acompanhamento de um Otorrino?

O Otorrino está entre as especialidades médicas que devem integrar o check up após os 60 anos de idade.

Um Otologista deve ser consultado regularmente em casos de perda auditiva uni ou bilateral, severa ou não; otites de repetição; labirintite e paralisia facial; diagnóstico de algum tipo de tumor de ouvido; diagnóstico ou histórico familiar de otoesclerose, entre outros.

Algumas especialidades médicas podem ser consultadas apenas quando há algum problema específico. Esse é o caso do Otorrinolaringologista. Contudo existe a indicação para um check up auditivo após os 60 anos de idade.

Isso significa que, mesmo que não apresente sintomas, o paciente deve visitar um Otologista a partir dessa idade, a fim de avaliar as condições da audição, já que é muito comum desenvolver surdez nessa faixa etária. Esse especialista é o responsável pela saúde de um dos nossos cinco sentidos, a audição, a qual, uma vez comprometida, pode trazer danos à qualidade de vida.

Além disso, indica-se procurar esse médico ao se observarem sintomas como dificuldades para escutar, dores e secreções de ouvido, por exemplo. Ainda, algumas situações requerem um acompanhamento mais frequente. Um Otologista deve ser consultado regularmente em casos de:

  • Perda auditiva uni ou bilateral, severa ou não;
  • Otites de repetição;
  • Labirintite e paralisia facial;
  • Diagnóstico de algum tipo de tumor de ouvido;
  • Diagnóstico ou histórico familiar de otoesclerose.

Se algum(ns) desses é o seu caso, você pode agendar uma consulta com o Dr. Maurício Noschang, clicando aqui.