Existem vários tipos de tumores no ouvido, podendo ser benignos ou malignos. Os tumores podem apresentar sintomas bem variados conforme o tipo e a localização. São sintomas a perda de audição, zumbido, pulsação no ouvido, paralisia facial, dor e secreção.
Tumores no ouvido são doenças raras, eles podem ser benignos ou malignos. O tratamento é complicado, em razão da anatomia complexa dessa região, as cirurgias geralmente são de grande porte e envolvem equipe multidisciplinar
Entenda mais sobre os tipos de tumores no ouvido e seus sintomas.
Tumores de ouvido benignos:
- Scwannoma vestibular – também conhecido como Neuroma acústico – Tumor benigno do nervo da audição e labirinto. Tem um crescimento lento e causa perda auditiva, zumbido e tonturas.
- Paraganglioma – tumor de origem vascular que pode estar no ouvido ou em regiões mais profundas da base do crânio. Causa destruição do osso temporal e se manifesta com pulsação no ouvido.
- Colesteatoma – Não é um tumor verdadeiro, mas se comporta como tal. Consiste em um acúmulo de camadas de pele localizadas atrás da membrana timpânica. Quando não tratada, pode gerar graves complicações como perda auditiva, labirintite e paralisia facial.
Tumores malignos:
- Ceruminoma – Cresce no terço externo do canal auricular, ele não se expande para outras áreas do corpo, mas são destrutivos em sua região.
Cânceres de pele que afetam a orelha
- Carcinoma Basocelular e Espinocelular tipos mais comuns de câncer de pele;
- Melanoma, tem origem nas células produtoras de melanina, geralmente é mais comum em adultos brancos.
Principais sintomas
- Incapacidade de mover a face no lado afetado.
- Dor de ouvido.
- Inchaços nos gânglios linfáticos no pescoço.
- Ferida no canal auditivo.
- Secreção auricular
Por mais que tumores nessa região sejam doenças bem complicadas, o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura. Se previna, quando notar qualquer sintoma, não espere para ir ao médico otorrino. Marque uma consulta clicando aqui.