A otite externa também é popularmente conhecida como otite do nadador. Isso, porque suas ocorrências são muito comuns no verão, sobretudo após exposição do ouvido à agua.
A umidade favorece o surgimento das bactérias que causam a otite externa, aquela que acontece na região mais externa do ouvido. Mas você sabia que tomar banho em águas determinadas impróprias aumentam ainda mais o risco desse tipo de infecção?
Embora as otites de verão possam ser contraídas em piscinas com água tratada, por exemplo, se expor às águas contaminadas por esgotos não tratados pode gerar grande incômodo. Isso acontece porque mesmo em quantidades mínimas de fezes, como 1 grama, podem conter cerca de 10 milhões de vírus, 1 milhão de bactérias ou até 1000 parasitas.
Toda essa sujeira acumulada no ouvido pode ser a causa das indesejáveis infecções. Sintomas como dor, secreção, coceira, febre podem ser sinais de alerta. Por isso, utilizar protetor auricular é uma excelente maneira de evitar esses incômodos.
Além disso, seque sempre muito bem os ouvidos após os banhos de mar, piscina, lagoa e respeite sempre a placa de impróprio para banho!