O verão é a estação mais aguardada por muitos gaúchos.
Ele chega trazendo muito calor e, com isso, recorremos ao que podemos para nos refrescarmos: banhos de mangueira, piscina, praia, lagoa, rio e cachoeira. Porém, o que é sinônimo de diversão e frescor para alguns, pode ser um tormento para outros.
Essa é a estação que mais se registram as inflamações e dores de ouvido em geral. Isso se dá pelo fato de não tomarmos os devidos cuidados ao nos banharmos.
A otite externa ou otite de verão é a infecção da pele do ouvido, que pode ser causada pela exposição prolongada à água. Ela provoca dor extrema, febre,secreção (pus amarelo ou água), inchaço do canal auditivo e, com isso, uma diminuição da audição.
Alguns “remédios caseiros”, como inserir hastes flexíveis, pingar álcool ou azeite quando sente que entrou água no ouvido, não resolvem o problema e ainda podem agravar a situação. Procure imediatamente um otorrino, que avaliará e tratará adequadamente.
Confira algumas dicas para cuidar dos seus ouvidos no verão:
– Use protetores ao entrar na água. Converse com o otorrino sobre a melhor opção para você.
– Seque corretamente os ouvidos, somente na parte externa e com uma toalha macia e sem friccionar.
– Não insira objetos no ouvido em nenhuma hipótese.
-Hastes flexíveis devem ser utilizadas com muito cuidado. Elas retiram uma camada protetora de cerume e empurram mais para dentro do ouvido, o que também favorece as infecções. Por isso, use somente na parte externa.
– Ao sentir que está com água no ouvido, incline a cabeça de lado para facilitar a saída da água. Caso não resolva após 48 horas, procure um seu otorrino.
Para agendar uma consulta com o Dr. Maurício Noschang, toque aqui.