Ao mesmo tempo em que vivemos uma pandemia, estamos no início da estação que mais gera sintomas respiratórios. Tanto as alergias, como gripes e resfriados são comuns na época, o que pode causar certa dificuldade de identificarmos quando nos preocupar. Pensando nisso, separamos os principais sintomas das doenças mais recorrentes:
Gripe
O problema tem como característica o início abrupto dos sintomas, que vão dos mais comuns como febre, cansaço, tosse seca, dor no corpo e dor de cabeça até casos raros, os quais podem vir acompanhados de espirros e falta de ar, assim como a diarreia em crianças.
Resfriado
Diferente da gripe, o resfriado tem início gradual dos sintomas, sendo geralmente acompanhado de espirros, dor no corpo, nariz entupido e dor de garganta, ás vezes seguida de tosse leve e cansaço. É raro que surjam febre, dor de cabeça e falta de ar.
Tuberculose pulmonar
Com início lento, tem como os principais sintomas a febre baixa ao fim do dia, cansaço, tosse seca e com expectoração que dura de 2 a 3 semanas, emagrecimento e sudorese noturna. Pode apresentar dor torácica, assim como falta de ar em quadros graves.
Covid-19
O responsável pela pandemia que vivemos, apresenta início rápido dos sintomas, que geram febre e tosse seca. Em alguns casos é possível a manifestação de cansaço, dores no corpo, dor de cabeça, dor de garganta e falta de ar (que pode ser grave). São raros, mas podem surgir, os espirros, bem como a coriza e diarreia.
A recomendação na grande maioria dos casos é o isolamento por 14 dias para observação dos sintomas, no caso destes não abrandarem ou evoluírem, se recomenda a busca por um pronto socorro.