5 problemas de audição comuns na sociedade

Otites, Otoesclerose, Ototoxicidade, Neuroma do acústico e PAIR (perda auditiva induzida por ruído) são doenças auditivas recorrentes.

Diversos problemas auditivos podem levar à surdez, afetando a qualidade de vida do paciente. Além de poderem ser evitados, muitos são de tratamento simples, mas requerem atenção e cuidados.

A audição é um importante sentido do corpo humano e, quando afetada, ocorre naturalmente uma redução na qualidade de vida. Existem doenças dos ouvidos que levam à perda auditiva e, por isso, requerem atenção.

Um diagnóstico precoce possibilita tratamento mais efetivo e, consequentemente a prevenção da surdez. Conheça 4 problemas de audição comuns na sociedade, suas causas, sintomas e tratamentos:

Otite Média

Processo inflamatório na orelha média, são caracterizadas por causar forte dor e acúmulo de secreção. Bastante comum, causa degeneração do tímpano e cadeia ossicular. Quando não tratada corretamente, pode levar à surdez. O tratamento de otite geralmente é realizado com uso de antibióticos, podendo ainda ser indicado o uso de dreno.

Otoesclerose

Doença genética hereditária, afeta o metabolismo ósseo do ouvido. O principal sintoma da Otoesclerose é a perda auditiva uni ou bilateral progressiva. Já o tratamento depende do estágio, podendo ser necessária uma cirurgia chamada estapedectomia ou estapedotomia, que consiste na substituição do estribo por uma prótese milimétrica de teflon ou titânio.

Ototoxicidade

Dano coclear causado pelo uso de alguns medicamentos, como:

  • Antibióticos
  • Aminoglicosídeos
  • Diuréticos
  • Quimioterápicos

Os principais fatores que influenciam nesse processo são a dose, duração do tratamento, tempo de exposição, insuficiência renal associada, taxa de infusão, coadministração com outros ototóxicos, questões genéticas, além claro, da substância usada. Embora não haja um tratamento específico para esse problema, a interrupção da exposição às substâncias danosas pode ser indicada.

Neuroma do acústico

Perda auditiva unilateral, zumbidos e tonturas são os principais sintomas desse tumor benigno localizado no nervo auditivo (ou nervo acústico). Como tratamento, pode ser indicada cirurgia para remoção do tumor, dependendo do estágio da doença e da idade do paciente.

PAIR (perda auditiva induzida por ruído)

A exposição crônica a ruídos intensos é um problema que afeta sobretudo profissionais de algumas atividades laborais, como é o caso de trabalhadores da indústria e outros ambientes ruidosos. Nesses casos, é comum ocorrer perda auditiva e, para tanto, se faz necessário controle frequente dos danos causados aos ouvidos.

Sendo essas, doenças auditivas recorrentes, que aumentam os riscos de surdez, fica o alerta para a importância de um diagnóstico precoce e do correto tratamento, a fim de garantir a cura e minimizar seus efeitos na saúde e qualidade de vida do indivíduo. Dessa forma, ao identificar quaisquer dos sintomas descritos, procure um Médico Otorrino.

Toque aqui e agende sua consulta com o Dr. Maurício Noschang, Otologista com ampla experiência no tratamento de doenças dos ouvidos.